sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Resenha: Os Sete


Sinopse

Uma caravela portuguesa naufragada há cinco séculos é descoberta no litoral brasileiro. Dentro dela, sete cadáveres aprisionados em uma caixa de prata, acusados, na época, de bruxaria. Universitários irão estudar os cadáveres, que estão em perfeito estado de conservação... Será que estão mesmo mortos?
















Uma amiga me falou super bem da história, e como sou suspeita em relação à histórias de vampiros.. Óbvio que acabei comprando o livro !

De começo foi normal, monótono eu diria (mas ainda sim interessante ), afinal nem sempre os livros são fantásticos logo nas primeiras páginas. Não é mesmo ?

A narração é tranqüila, até demais. Confesso que no começo me incomodou um pouco o fato dela se dar em uma linguagem um tanto quanto coloquial. Mas é que estou acostumada, beeem acostumada, com a Literatura Brasileira, mas nada que depois de avançar alguns capítulos eu não tenha me adaptado.

Não entendi muito bem a proposta do autor, tendo em vista que a história se passa no RS. Creio que eu teria preferido que ele tivesse inventado alguma cidade, ou coisa assim. O fato de NEVAR em Porto Alegre me distraiu um pouco, ao longo da história. Tudo bem, um dos vampiros fez nevar, não foi uma conseqüência natural, mas mesmo assim..

Algumas histórias paralelas foram legais. Como por exemplo a da menininha (morta) que teve a cabeça esmagada por um caminhão, quando "acordada" pelo vampiro Acordador, ela foi protegida por um outro cara, também "acordado" pelo vampiro. Achei isso o máximo!!

Algumas expressões faladas pelos personagens, como "tchê", "barbaridade", e outras do gênero me fizeram pensar: Tá mas, quem não for gaúcho (ainda bem que eu sou) não vai gostar.." Enfim...

São 180 páginas de uma história interessante e divertida, divida em 35 capítulos que te fazem prender a atenção mesmo!
Me peguei rindo algumas vezes. Com os portugueses no Brasil, espantados com uma lâmpada, tentando entender como a mesma funcionava, ou com a "serpente" que nada mais era do que um trem, ou com os aviões, ou com o rádio tocando Guns, ou abobados vendo como a luz da geladeira acendia quando abria-se a porta, pareciam crianças diante do novo !
Tem também um dose boa de irônia, sarcasmo, vinda dos vampiros que na minha opinião, torna a história ainda mais divertida!

Enriqueceu meu vocabulário =]
Recorri ao dicionário algumas vezes, ao me deparar com palavras como: Transeunte, umbrífero, perscrutador, manche, entre outras ! Adorei !!

Antes mesmo de chegar ao final da história já havia me apaixonado pelo vampiro Gentil. E quando de fato, cheguei ao final, me apaixonei de vez. Já que ele ajudou alguns dos personagens! O caracter dele também me deixou extasiada. (e além de tudo É UM VAMPIRO!!)
O final da história, que obviamente não vou contar, é simplesmente fantástico. Eu não imaginava que fosse ser tão bom!

Por fim, fui correndo a uma livraria comprar a continuação né. O livro "Sétimo" já está aqui na minha estante, na fila de espera!





Vampiro Afonso para César:
"- Escuta, meu inimigo. Mesmo que eu demore, não fiques despreparado."
Capítulo 34, página 347.




Vale a pena, eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário