terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Você vai ser professor ?

                                                 Professor, profissão dignidade
     A maioria dos alunos que concluem o ensino médio, não vão para a universidade em busca de cursos de Licenciatura. A grande parte procura aqueles que são mais valorizados pela sociedade e conseqüentemente, mais remunerados.
    Essa falta de interesse, pela profissão de professor, está ligada a inúmeros fatores. Entre os principais pode-se citar a carga horária excessiva, principalmente quando comparada com seu salário. Infelizmente, no Brasil, os professores têm rendas baixas em relação à sua jornada diária de trabalho.
    A conduta agressiva e a falta de interesse no aprendizado que muitos alunos vem demonstrando em sala de aula são fatores marcantes. É possível acompanhar no jornais as agressões sofridas por alguns professores dentro do meio escolar, somando-se à dificuldade que alguns educadores encontram na hora de transmitir o conhecimento, já que, infelizmente os alunos não se preocupam com o aprendizado e sim com a aprovação. 
  Quem escolhe ser professor, certamente não está pensando no contra-cheque no final do mês, diferente de algumas pessoas que optam por cursos como Direito, Arquitetura e Engenharia, entre outros tantos, apenas pensando na renda que terão futuramente. Ser professor é para que ainda consegue ver um país melhor, independente do retorno.
  Seria interessante que o governo fizesse um estudo de maneiras que possam valorizar os professores. Mas principalmente dando incentivo aos jovens. Dar mais acesso nos cursos de pós-graduação, bolsas em mestrado e doutorado certamente trariam excelentes retornos. 








E não, eu não quero ser professora Deus me livre! 
Tá, tudo bem, talvez algum dia quando eu for tiazona eu faça um mestrado e vá dar aulas na Faculdade de Medicina (óbvio), mas com pentelhos criançinhas e aborrecentes adolescentes, não. Nem por um milhão um excelente salário.

4 comentários:

  1. Sem graça ¬¬
    Num precisava ter contado!
    Hoaihsausaohsas


    É sim, só cortei algumas partes, p'ra postar aqui..

    ResponderExcluir
  2. E é justamente esta falta de interesse dos alunos que fazem os professores trabalharem 4 vezes mais, se escabelando para fazê-los entender, voltando para casa frustrados, indo atrás de novos métodos, reestruturando tudo de novo. Chegando lá, um monte de esquenta banco de cabeça frouxa ficam comendo mosca, achando que os professores é que são cruéis e eles pobres vítimas. Não é por nada que professores tem tantos problemas de saúde mental e física.

    Ganhar um salário ruim, não ter fim de semana, não ter um pingo de descanso nos intervalos do trabalho, estar sempre atolado num trabalho que não rende, ter que fazer de tudo para que de algum modo alguém aprenda, ainda ter de chegar na sala de aula, onde tudo que algumas escolas oferecem são unicamente um quadro e um giz branco, e dar uma aula onde nem metade vai prestar a atenção, e mais da metade vai reclamar da proposta sem nem ao menos tentar, sem dúvida deve ser extremamente frustrante.

    ResponderExcluir
  3. Esse final me deixou surpreso.
    Eu me sinto louco, não só por ser um desses que acreditam em um futuro melhor mesmo, provavelmente, ganhando pouco, mas por ser de uma área onde as recusas conseguem superar tudo, uma área que a maioria dos alunos odeiam, infelizmente. Física!

    ResponderExcluir